Frases de Mário Quintana


Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Pertencer a uma escola poética é o mesmo que ser condenado à prisão perpétua.

Há duas espécies de livros: uns que os leitores esgotam, outros que esgotam os leitores.

O que os poetas escrevem agrada ao espírito, embeleza a cútis e prolonga a existência.

Por vezes, quando estou escrevendo estes cadernos, tenho um medo idiota de que saiam póstumos. Mas haverá coisa escrita que não seja póstuma? Tudo que sai impresso é epitáfio.

Poesia não é a gente tentar em vão trepar pelas paredes, como se vê em tanto louco aí: poesia é trepar mesmo pelas paredes.

A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.

Quando completei quinze anos, meu compenetrado padrinho me escreveu uma carta muito, muito séria: tinha até ponto-e-vírgula! Nunca fiquei tão impressionado na minha vida.

O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.
 
Source : Movimento Cultural de Literatura e Arte do Brasil

Aucun commentaire: